• Contato: 67 99906-1178

Com atendimentos voluntários nas comunidades desde 2009, instituição inaugura espaço próprio

Há 12 anos com trabalhos voluntários no bairro Parque do Sol, em Campo Grande, o Espaço de Convivência Esperança inaugurou em dezembro de 2021 a sede própria para melhor atender à população. A Instituição nasceu com a chegada da Terapia Floral Gotas de Amor e, desde então, oferece atendimentos com práticas terapêuticas terapias integrativas e complementares – Pics, de forma gratuita às comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A inauguração foi realizada no dia 9 de dezembro de 2021, na Rua Evelina Figueiredo Selingardi, n. 1386, localizada no bairro Parque do Sol. Grande Lajeado, na Capital. Autoridades, Terapeutas, colaboradores, amigos e comunidade se reuniram para prestigiar a nova etapa de um sonho que nasceu em conjunto.

A programação incluiu cerimonial com histórico da instituição, apresentação musical, meditação, agradecimentos a Deus por todo amparo recebido, corte da faixa de inauguração pelo Juiz Dr Albino Coimbra Neto, titular da 2ª. Vara de Execuções Penais,       descerramento da placa com dados da parceria da CEPA - Central de Execução de Penas Alternativas – do Poder Judiciário de MS, confraternização e principalmente, muita alegria.

“A Equipe Espaço Esperança sente-se muito feliz com a conquista de sua sede própria, pois acredita no Programa de Saúde Integral que oferece às famílias através das Práticas Terapêuticas Integrativas e Complementares. E agora, com espaço físico adequado às necessidades de seus pacientes, é um sonho concretizado! Avancemos com Esperança na Senda do Bem!” celebra a Presidente e Terapeuta Floral, Cibelle da Silva Rabelo dos Santos.

Importância da sede própria para a comunidade

A sede própria sempre foi uma das metas primordiais da instituição, que só foi possível com passos muito seguros, planejamento, fé, coragem, perseverança e muito amor pelo próximo.

Foram 12 anos de trabalho e atendimentos dentro de pequenas possibilidades, mas essenciais para a concretização do projeto.

Participamos do Troco Solidário da Rede de Supermercados Comper no ano de 2019,  doação que possibilitou a compra do terreno em nome da instituição, com pequeno complemento do valor total através de doação de amigos e parceiros.

Em novembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, o Espaço Esperança recebeu a doação do Projeto CEPA, do Poder Judiciário de MS, para a construção da sede própria. Ao término em Maio de 2021, os primeiros atendimentos no local foram iniciados no dia 10 de junho de 2021.

“Ao longo de seis meses de atendimentos, com horários marcados e práticas integrativas e complementares variadas, a realidade de nosso trabalho e da comunidade se faz visível com profundas transformações, novas perspectivas para todos nós, os envolvidos”, disse a presidente.

Ao todo, 10 Terapeutas com formações profissionais na área da saúde integral atendem no Espaço Esperança, distribuídos ao longo de três dias da semana.

Atualmente, em torno de 60 pessoas são atendidas semanalmente no Espaço Esperança com aplicação de 120 práticas terapêuticas por mês. A meta da Instituição é atender 300 assistidos com a inauguração da sede própria.

Atendimentos

Segundas feiras – à tarde

  • Projeto Ponto a Ponto – Crochê como Instrumento de Auto Estima, Potencial Criativo;
  • Terapia Floral para adultos – Escuta Terapêutica e Preparo de Florais;
  • Massoterapia.

Terças feiras -  à tarde

  • Terapia Floral para crianças e adolescentes – Pinturas de Mandalas de Florais de Bach, Escuta Terapêutica, Preparo de Florais;
  • Terapia Psicológica para crianças e adolescentes;
  • Barra de Access;
  • Saúde Bucal – Escovação, orientações de cuidados com os dentes para crianças e adolescentes;
  • Reiki – para crianças e adolescentes;
  • Yogaterapia – para os adultos.

Quintas feiras – período integral: manhã e tarde

  • Terapia Floral para adultos – Escuta Terapêutica e Preparo de Florais;
  • Terapia Psicológica para crianças e adolescentes;
  • Barra de Access;
  • Terapia Psicológica para adultos;
  • Auriculoterapia;
  • Reiki;
  • Cura Prânica;
  • Regeneração Celular;
  • Miofascial;
  • Quiropraxia;
  • Projeto Apoio à Vida: projeto direcionado às gestantes, com acompanhamento das Práticas Terapêuticas e entrega de enxovais.

Memórias do Espaço Esperança

O Espaço Esperança iniciou sua atuação no Bairro Parque do sol há 12 anos, com a chegada da Terapia Floral Gotas de Amor, para a comunidade, com total gratuidade em seus atendimentos.

Em 2016, foi fundada a Associação Centro de Terapias Integrativas e Complementares André Luiz – Espaço de Convivência Esperança, com a proposta inovadora de se oferecer um Programa de Saúde Integral às famílias que vivem em torno do aterro sanitário de Campo Grande, com gratuidade em seus atendimentos, realizados por profissionais das variadas áreas de atuação de saúde, como voluntários no Terceiro Setor do país.

Como não havia sede própria, os poucos atendimentos terapêuticos eram realizados em uma Casa de Oração que cedia fraternalmente o espaço físico para nosso trabalho. Com a pandemia, a Casa paralisou suas atividades e ficou fechada por longo período de tempo.

O Espaço Esperança, por ser um Projeto de Saúde Integral, continuou seus atendimentos, mas de forma diferenciada, na Itinerância, com visitas semanais aos lares de seus pacientes, seguindo protocolos de biossegurança, realizando campanhas de alimentos, distribuição de brinquedos e outros itens às crianças, cirandas de livros infantis e para adultos, projetos de plantio de sementes e mudas alimentícias,....

“Foi um período muito rico em aprendizado de amor e fraternidade, mais de um ano de Itinerância nos lares, com uma observação muito importante, a de que nenhuma família acompanhada pelas práticas terapêuticas oferecidas contraiu ou desenvolveu sintomas provocados pelo Coronavírus”, recordam os Terapeutas que atenderam as famílias neste novo formato de atendimentos.

Serviço

Endereço: Rua Evelina Figueiredo Selingardi, n. 1386, no bairro Parque do Sol.Grande Lajeado. Confira as fotos da inauguração: