• Contato: 67 99906-1178

Espaço inaugurou no dia 10 de junho com vários atendimentos terapêuticos à comunidade, seguindo os protocolos de biossegurança

Após 10 anos desde o início dos trabalhos com a Terapia Floral Gotas de Amor no bairro Parque do Sol, em Campo Grande, o Espaço de Convivência Esperança realizou os primeiros atendimentos na sede própria do projeto social, na última quinta-feira (10/6). As obras da construção foram finalizadas na semana passada, depois de sete meses de trabalho. Agora, terapias integrativas contam com ambiente especializado para atendimentos gratuitos na prestação de serviço à comunidade do bairro Parque do Sol e adjacentes.

Durante todo o dia, foram realizados atendimentos de Reiki, Atendimento Psicológico, Terapia Floral, Quiropraxia e Barra de Access.

“Senti medo, emoção, força e alegria num primeiro atendimento dentro de uma clínica. Poder dar ao outro um pouco de alívio a sua dor física e a tranquilidade que a prática do Reiki proporciona. Foi uma experiência motivadora para continuar e aprofundar os estudos iniciados nas terapêuticas do Reiki, Quiropraxia, Tratamento Miofacial e outros”, comentou Nadir Salete Pasa, terapeuta voluntária.

De acordo com idealizadora do projeto social, Cibelle da Silva Rabelo dos Santos, o trabalho teve uma grande aceitação das famílias no bairro nos primeiros anos. Com o crescimento do projeto, foi fundada a Associação Centro de Terapias Integrativas Complementares André Luiz – Espaço de Convivência Esperança, sem fins lucrativos, no ano de 2016. O objetivo era oferecer à população um programa de saúde integral com terapeutas voluntários em diversas formações.

Assim, o Espaço Esperança oferece vários serviços à população em vulnerabilidade social, tudo de forma gratuita: terapia floral com escuta terapêutica e distribuição de florais, reiki, danças circulares, yogaterapia, musicoterapia, microfisioterapia, cura prânica, regeneração celular, quiropraxia, auriculoterapia, barra de access,  Projeto Apoio à Vida, que atua no acompanhamento de gestantes e distribuição de enxovais, encaminhamentos médicos, campanhas socioassistenciais, ações de saúde e tantos outros projetos que visam proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, especialmente para a população de baixa renda.

“Nesse primeiro dia de atendimento, foi muito bom e as pessoas vão ter mais qualidade de atendimento. Na itinerância, a gente não tinha local, não tinha um lugar para conversar sozinho [...]Senti muita gratidão a Deus, por estar aqui, nesse momento, e fazer parte dessa ação, onde as pessoas se encontram com suas dores, umas maiores outras menores”, disse Leila Baena, psicóloga que atua na instituição.

História

A Associação nasceu através da esperança em uma sociedade melhor, mais justa e saudável nos aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. Após a fundação em 2016 e constante trabalho na comunidade do Parque do Sol, colaboradores perceberam a necessidade de expandir trabalhos e construir a sede própria. Em 2019, foi comprado o terreno e escriturado em nome da instituição, por meio da Campanha Troco Solidário da Rede Comper de Supermercados, ação esta que contou também com doações e promoções.

Depois, foi firmado um convênio com a Central de Penas Alternativas (CEPA), do Poder Judiciário sul-mato-grossense, para fechar parceria na construção do local. As obras do Espaço Esperança começaram em novembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19, e encerraram no início do mês de Junho de 2021.

Em um dia de trabalho, foram atendidas famílias com horários marcados, dentro das normas de biossegurança, com as seguintes práticas: terapia psicológica, terapia floral, reiki, quiropraxia e pintura de mandalas de florais para crianças e adolescentes.

“Há 5 anos trabalho como voluntária no Espaço Esperança e para mim é muito gratificante estar presente neste primeiro dia de atendimento em sua sede própria. Quando iniciou a pandemia ficamos sem local para atender as inúmeras famílias do bairro que tanto necessitam dos tratamentos. A equipe iniciou, então, o trabalho da itinerância, que jamais parou. A possibilidade do espaço próprio deixa todos muito felizes. Aqui, com certeza, construímos um elo de amor com a comunidade e entre nós mesmos”, se emociona Angélica, musicista que atua com Reiki, auriculoterapia e música.

Atendimentos

De acordo com a organização do projeto social, a meta é abrir novos dias e horários de atendimentos, com outras práticas terapêuticas.

“O sentimento que externo é o de profunda Gratidão a todos que participaram desta Obra de Amor e Fraternidade – ao Projeto CEPA, na pessoa do Dr. Albino Coimbra Neto, aos Arquitetos do Escritório Castro que doaram o Projeto de Arquitetura, ao Engenheiro, Equipe de Construção, Elétrica, Pintura, a todos os profissionais que colocaram seus conhecimentos, seu trabalho, sua energia a serviço da concretização do Projeto da Construção da Sede Própria do Espaço Esperança”.

“Aos Terapeutas, admiração pela condução dos atendimentos humanizados à comunidade em período de profundas dores. À Diretoria, que acompanhou todos os passos do Espaço Esperança, o Centro de Terapias Integrativas e Complementares André Luiz, entrego flores perfumadas. A Deus, Gratidão por toda a eternidade!”, finaliza Cibelle,